FIM DE ANO EM BELÉM DO PARÁ



Passei o ano de 2014 querendo ir à Belém, desde maio. Aliás, desde 2012 que tento ir, mas a passagem + hospedagem tava foda de caro. 

Fim de 2014 NÃO! Adorei a proposta de passar réveillon na terra do carimbó, brega, tecno-brega, das mangueiras e natureza e arquitetura exuberante.

Vôo cansativo, cerca de 8h, com uma conexão e 02 escalas, mega cansativos pela GOL LINHAS AÉREAS. Enfim cheguei, no início da manhã. Fui recepcionado por amigos que fizeram questão em me hospedar (uns amores), no bairro da Cremação e acompanhar pelas minhas aventuras. O local era misto, com apartamentos e alguns casebres, dando um certo receio em sair, mas ao percorrer 2 quarteirões já havia uma cara de civilização/civilidade. Pouco importa, pois me desloquei de carro all the days, all the places.

Calor, torpor, bafo, desconforto, esse era o clima de Belém. Poucas chuvas que não esfriavam NADA! Solzão. Nada que um ar condicionado resolvesse, até porque à noite os mosquitos saíam para caçar, o melhor era manter um quarto sempre refrigerado. E um bom repelente.

Particularmente adoro a culinária e cena musical em Belém. As frutas, os peixes, os pratos, a mandioca quase onispresente, tudo com uma boa temperada, de dar ânimo. O brega, o tecnobrega, a aparelhagem, a música eletrônica convivem bem nessa cidade de cerca 2 milhões de habitantes, com traços caboclos, rústico -  que acho super sexy e tzão. Olhar brejeiro, com uma certa malícia, envolve mas não se entrega. Um povo bom de conversa, simpatia no ar.

Os gays são uma espécie meio padrão: rola carão sim, rola faz-de-conta-que-sou-hetero, mas rola onda das boas. Prepara o bom papo, o bom assunto e a ação na hora certa. Sempre dá certo.

Internet rola bem no batepapo UOL; nos aplicativos é mais do mesmo: muito papinho, pouca ação. Ou coisas sem noção, do tipo você ter que ir pegar o cara, cruzar distâncias...

Os lugares são legais, no geral um ar brega-cafona que a gente acaba se acostumando. Uma certa carência de urbanismo, uma arquitetura difícil de se entender. Mas paisagens belas, selvagens e uma pitada de glamour.
Durante o dia se trabalha/estuda ou se esconde. Ao pôr do sol se vê movimento. Pudera, um sol e calor daqueles.

BATER PERNA

Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia -  Endereço: Av. Almirante Barroso, 2453 – Marco. Visitação: de 3ª a domingo, das 8 às 17h. Um lugar lindo, com vários recantos, esculturas, espécies da fauna e flora. Não faz a louca de entrar no mato, pois você pode ser enfeitiçado pela curupira (rs) ou pisar em serpentes, aranhas e/ou escorpiões. Tem vários laguinhos, trilhas e lá se pode ver macacos, aves, peixe-boi, peixe elétrico... PAGUEI R$ 2, e valeu super a pena!!! MARAVILHOSO.

Parque Mangal das Garças - Endereço: Passagem Carneiro da Rocha, s/n - Cidade Velha.Telefone:(91) 3242-5052. Um dos lugares mais lindos que já estive. A região é meio esquisita, próximo de praças legais em meio a um bairro misto -  parte civilizada, parte muito rudimentar. A entrada é grátis, porém paga-se estacionamento e para entrar no borboletário. Tem lojinha, paisagismo/jardins, restaurante legal, muitas aves – garças, marrecos, patos, flamingos soltos, iguanas soltas, laguinhos. Na parte de fora tem banquinhas vendendo bebidas. VALE SUPER A PENA!!!


Portal da Amazônia – Endereço: Vila Nossa Senhora da Conceição, 416 - Cidade Velha. Próximo ao Mangal das Garças, é uma orla utilizada para correr, andar de bicicleta e patins, com alguns quiosques. Fazem shows lá também. FUI A TARDE NÃO TINHA QUASE NINGUÉM, CREIO QUE DEVIDO O SOL. Uma vista linda do rio...

Mercado Ver-o-Peso - O Mercado Ver-o-Peso é um mercado situado na travessa Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. É interessante, tem muita coisa, inclusive o tradicional açaí com peixe (que não tive coragem de provar lá). Trata-se de um mercadão, beira-rio, calorzão. Alguns prédios interessantes, a vista para o rio, o Mercado de Ferro belíssimo, destinado ao comércio de carnes (PODERIA COMERCIALIZAR OUTROS PRODUTOS, POIS A ESTRUTURA É LINDA!), frutos da Amazônia, simpatias e feitiços, de tudo vende lá. Tem até prostíbulos, rs. BEM PERTINHO DA ESTAÇÃO DAS DOCAS. APESAR DE SER POVÃO, NÃO ME SENTI INSEGURO, VALEU O PASSEIO! VAI COM ROUPAS À VONTADE, CHAPÉU E SEM OSTENTAÇÃO.

Estação das Docas - Avenida Boulevard Castilho, s/n – Campina. Telefone: (91) 3212-5525: excelente lugar, com parte climatizada, com várias lojinhas, artesanato local, serviços e culinária gastronomia. Lá pode-se degustar os principais pratos locais, com qualidade e bom atendimento. Tem estacionamento (pago) e uma parte ao ar livre, calçadão com vista para o rio - um dos pôr do sol MAIS BELOS QUE JÁ VI. Cervejas óootimas, sorvetinho artesanal, açaí natural e frozen. HUM!!! SUPER INDICO. VAI SER FELIZ, COMER, BEBER E COMPRAR LEMBRANÇAS DESSA TERRA LINDA! LUGAR SUPER CIVILIZADO E BONITO

Boulevard Shopping Belém - Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, 776 – Reduto. Telefone: (91) 3299-0500. Horário: 10:00 – 22:00: super legal para passeio, VER GENTE LINDA, compras, cinema e tomar um sorvetinho – CAIRU, ou SER FINO, BATER FOTOS LEGAIS na MARICOTINHA (TÉRREO) - MAS AVISO QUE O ATENDIMENTO É DAQUELES BOM DE MELHORAR!.

Casa das 11 janelas, igreja do Carmo e Forte – Endereço: Rua Siqueira Mendes, s/n - Cidade Velha: um ao lado do outro. Tudo lindo, maravilhoso. A casa das 11 janelas é um museu (não visitei). TEM UM RESTAURANTE TRÈS CHIC. VAI LÁ TIRAR FOTOS!


PATIFARIA
Thermas Paradise – Endereço: Tv 14 de Abril, 1704 Lt Entre Gentil e Conselheiro. Tel: (91) 3229-1762. Funciona das 16h às 23h. Sauna seca e a vapor, american bar, vídeo room, dark Room, labirinto, cabines, suítes etc. Num bairro aprazível, numa casa legal. MAS FALTA ESPAÇO, MORRI DE CALOR -  TODOS AMBIENTES PEGAVAM FOGO COM AQUELE CALOR DE BELÉM. Falta ambiente climatizado, as cabines são simples e apertadas, as saunas são super mega escuras... NÃO SEI COMO AS BIO NÃO MORREM QUEIMADAS, kkk. O atendimento é horrível, muito cara bonito e gostoso, muito carão, mas se você suportar o calor dá pra fazer muita onda. MUITO PASSIVO NA ÁREA, num dia de DOMINGO.

NOITE
Fuxico Espaço Cultural - Endereço: Travessa Rui Barbosa, 1861 – Reduto.Telefone:(91) 3223-8399: foi minha noite de Reveillon. Teve mesas, espaço para bandas, boate, deck e barco onde rolava som e pegação. Demorou para ter movimento, foi bastante animado, mas os caras estavam meio tímidos. Teve que rolar muito papinho mole... MÚSICA EXCELENTE – ELETRO, SERTANEJO, BREGA, TECNO-BREGA, REGGAE... a comida estava mega demorada e meia boca, bebida baratinha e horrível de se pegar. ACHEI DESORGANIZADO MAS MUITO DIVERTIDO.
Bar Meu Garoto - Endereço: Rua Senador Manoel Barata, 928- Campina. Telefone:(91) 3230-5413. https://pt-br.facebook.com/meugaroto. Horário: 09:00 – 00:00: Botequim apertado, muita gente em pé, apenas um banheiro (uma demorada pra usar!!!), atendimento péssimo, cerveja quente, uma variedade de cachaças, das quais provei a de Jambu – UOOOO. A única coisa que gostei foi do caldinho nordestino. O salgado estava duro e frio. Público eclético moderninho. FOI UMA INDICAÇÃO DA INTERNET QUE ACHEI MAIOR FURADA.
Rainbow Club – Endereço: Passagem São Jorge. Telefone: (091) 8161-4604: lugar mega afastado do Centro, em um bairro esquisitão, com cara de rodovia. Uma casa enoorme parecida com casa de veraneio. Baratíssimo, mas deu pouca gente e demorou pra rolar som ao vivo. MÚSICA ELETRO E TECNO-BREGA EXCELENTE!!!! Atendimento legal, mas sei lá se volto!!!

 Garrafinhas mágicas do Ver-o-Peso

Ambiente charmoso, com uma opção de coisas (caras) no Shopping Boulevard

Peixe boi tímido - Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia




Peixe elétrico - Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia

Colares: ilha a 1h de carro + balsa de Belém: linda, simples e repleta de cafuçus



 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL-RN - IRAQUE, POINT DE PEGAÇÃO

CAMPINAS –SP: SURPRESA DE CIDADE GRANDE COM AR BUCÓLICO

JOÃO PESSOA, É AQUI QUE QUERO MORAR!!!